História, Genealogia [ascendência e descendência] da família DALLAPICCOLA [e variações: DALAPICOLA, DALLAPICOLA, DALLA PICCOLA, DALAPICOLLA, DALAPICULA, DALLAPICULA, DALLA PICOLA dentre outras].

sexta-feira, 8 de junho de 2007

A Família de DALLAPICCOLA Fausto chegou ao Espírito Santo em Julho de 1889

Em Janeiro de 1888, Giuseppe Dallapiccola (chegado em 1875 com sua família) dirigiu uma petição de passagem ao Governo da Província do Espírito Santo em favor de seu irmão Fausto e família. Como conseqüência, Fausto e sua família chegam no porto de Santos (SP) em 12 de Maio de 1888, vindos no navio BUENOS AIRES.

Um ramo dos Dallapiccola do ES: A matriarca Angela Rodighiero (segurando a Bíblia), viúva de Fausto DALLAPICCOLA com seus filhos Narciso (com a concertina), Carlo (com o chapéu) e Eufrosina (com o guarda-chuva), na primeira metade da década de 1920, em Baixo Tabocas, município de Santa Teresa (ES). Acervo: Rogério Frigerio Piva [Pertenceu a Eliza Roza Dallapicula Piva].

Desconhecemos o motivo do desembarque em Santos. Acreditamos que tenham permanecido em São Paulo aproximadamente por um ano, pois, somente em 30 de Junho de 1889 é que receberam visto no Rio de Janeiro para seguir para Província do Espírito Santo, na qual, devem ter chegado nos primeiros dias do mês seguinte.


No final deste mesmo ano Fausto requereu ao Governo da Província a compra de uma área de terra na localidade hoje conhecida por “Baixo Tabocas”, distrito de Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa (ES), onde, atualmente, ainda residem alguns de seus descendentes.

A família de Fausto DALLAPICCOLA que chegou em 1889 era composta de 06 (seis) membros como apresentamos a seguir:


SOBRENOME Nome, Idade, Parentesco - (referência a cônjuge)

DALLAPICCOLA Fausto, 52 anos, Chefe
[RODIGHIERO] Angela, 44 anos, Esposa
DALLAPICCOLA Giuseppe, 11 anos, Filho - (casou-se com Angela PASINI)
DALLAPICCOLA Carlo [Beniamino Giulio], 10 anos, Filho - (casou-se em 1ª núpcias com Lucia BIASUTTI e em 2ª núpcias com Angela ZEM)
DALLAPICCOLA Eufrosina [Teresa], 5 anos, Filha
DALLAPICCOLA Narciso [Leopoldo], 2 anos, Filho

Mistério!

Na petição de passagem e no passaporte consta outro filho de nome “Angelo” que teria 8 anos de idade nessa época, mas que não sabemos se, faleceu na viagem, ou em São Paulo. Quando seu pai requereu a propriedade em fins de 1889 só constavam os 04 (quatro) filhos supracitados, bem como seu nome está riscado no passaporte. Fica então a pergunta: O que terá acontecido com o Angelo?

Vitória, 09/03/2007.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá boa noite,você conhece alguem da familia Mallfer?

Anônimo disse...

Belo texto histórico sobre a família.
Está foto parece conhecida no Grupo: "Eu Nasci em Santa Teresa"